COOPAVEL ALIMENTOS

18 de maio de 2009

CASA DE FERREIRO ESPETO DE PAU


CONCURSO
Os cartórios paranaenses terão que fazer concursos públicos. Lá se vão 15 anos, desde que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a anulação de 12 decretos de remoção e permuta em cartórios do Paraná, exigindo que serventuários retornassem as suas serventias de origem no prazo de 60 dias. A medida tomada no último dia 12, tem como finalidade fazer cumprir a Constituição, que determina que todos os cargos em cartórios, mesmo que nos casos de remoção, sejam providos por concurso públicos.

SEM RECURSO
Não haver concurso em cartórios do Estado é uma destas graves transgressões ao texto Constitucional (Lei Maior). No entanto, alguém poderia supor que pudesse, em alguns casos, prevalecer dentro do Poder Judiciário paranaense aquela máxima: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. É como o pai justificando suas eventuais transgressões ao filho, a quem não deseja ver cometendo os mesmos vícios, simplesmente desculpando-se assim, faça o que eu mando e não o que eu faço”.

ESTAGIÁRIOS
Por sinal, não é de hoje que recebemos freqüentes reclamações anônimas, supostamente de “estagiários”, lotados no Poder Judiciário, especialmente em Cartórios, que acusam serem forçados a cumprir jornadas mais longas que as normais ou trabalharem em fins de semana e feriados sem direito a hora extra. Se realmente for verdade tal situação, as coisas acontecem as barbas do Judiciário, sem serem vistas. Seria de bom alvitre que os juizes ou o diretor do Fórum nativo tirasse um tempinho para investigar se tal irregularidade, realmente pode estar acontecendo em Cascavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário